aula pratica dois bioquimica
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Engenharia Ambiental
Disciplina: Bioquímica aplicada à Engenharia Ambiental Professora: Eloane Malvessi
Wagner Silva Dos Santos
Aula pratica II: metabolismo
Caxias do Sul, RS.
28 de Outubro de 2014.
Introdução
O citrato é uma molécula orgânica produzida pela combinação de acetil CoA e oxaloacetato, no ciclo de Krebs. Na ausência de glicose ou lactose fermentescíveis, alguns microrganismos são capazes de usar o citrato como única fonte de carbono para produzir energia. Esta capacidade depende da presença de citrato permease, enzima que facilita o transporte do citrato para o microrganismo. O ágar citrato de Simmons contém citrato de sódio como única fonte de carbono, fosfato de amônia como única fonte de nitrogênio e o azul de bromotimol como indicador de pH. O teste do citrato de Simmons é indicado para determinar a capacidade de certas bactérias de utilizarem o citrato como única fonte de carbono para o seu metabolismo.
Objetivo
Temos como objetivo avaliar a capacidade de diferentes microrganismos em metabolizar citrato como única fonte de carbono.
Métodos e materiais
Para verificarmos a utilização de citrato pelo microrganismos utilizamos:
Culturas em ágar simples inclinado de salmonella SP.
Amostra de solo(1g) a dois 2cm dissolvido em água(9ml) destilada esterilizada
Tubos de ensaio e placas de Petri contendo meio Citrato de Simmons (citrato de sódio como única fonte de carbono, NH4+ como fonte de nitrogênio e azul de brotimol como indicador de pH).
Primeiramente se foi repicado na forma de estrias, a cultura de salmonelalla SP. Em um tubo de ensaio com tampa contendo Citrato de Simmons, após a amostra foi para a incubadora com temperatura controlada a 34°C por cerca de 48-78h.
Posteriormente foi pipetado cerca de