Seleção de textos sobre respiração celular
Todo ser vivo respira, isso é obvio, seja uma respiração anaeróbica (com ausência de oxigênio), ou aeróbica (com a participação de oxigênio), no entanto, quando fala-se de respiração vem logo em mente, pulmões, traqueias e afins, porém a respiração ocorre a nível celular (também!).
Falaremos portanto da respiração celular aeróbica.
Quando vamos na acadêmia, observamos aquelas meninas lindas e saradas fazendo aeróbica... Naquele momento elas estão consumindo oxigênio, estão oxigenizando seus músculos, porisso dizemos que a respiração é aeróbica, com consumo de 02 .
Então para a nossa célula realiza a respiração, é preciso primeiramente de glicose (C6H12O6) na qual no ainda no citoplasma ocorre a glicólise, formando 2 moléculas de ácido pirúvico (piruvato) consumindo 2ATP e produzindo 4ATP, resultando um saldo de 2 ATP, esse processo é semelhante à fermentação, após a formação do ácido pirúvico, essa molécula entra na mitocôndria, organela responsável pela respiração celular, na matriz mitocondrial ocorre o ciclo de Krebs (não é Kreu, é Krebs), onde o nosso ácido pirúvico perde-se moléculas de hidrogênio formando as coenzimas NADH2 e FADH2, receptoras de elétrons, perde-se carbono formando aldeído acético que junta-se com a Coenzima A, resultando em Acetil-Coenzima A, resultando em ácido cítrico (6 carbonos), nesse momento é liberado CO2, NADH2, Co2 novamente, NADH2 (traveis, no bom goianês, signigica novamente), ATP, FADH2, NADH2, resultando em Ácido Oxalacético (4 carbonos), e repete-se o ciclo. Então como produto do ciclo de Krebs temos: CO2, NADH2, FADH2, ATP (2 ATP de saldo). O NADH2 e o FADH2, levam elétrons retirados da glicose até a crista mitocondrial, e nela ocorre a cadeia respiratória (fosforilação oxidativa), essas coenzimas juntamente com o O2 formam moléculas de água, a energia liberada nas transferências de elétrons é usadas para bombear prótons H+, que é usada para a produção de 34ATP, ou seja, a cadeia respiratória e