seleção de materiais
CAPÍTULO 1
1.1.
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A seleção de materiais para componentes mecânicos deve levar em
consideração diversos fatores que são inter-relacionados de forma nem sempre simples de ser conhecida. Uma primeira necessidade é saber os requisitos de desempenho desse componente e como deve ser o processo de fabricação em várias etapas até o produto final. Também devem ser levadas em conta as situações agressivas a que esse componente é submetido em uso, como por exemplo ambiente corrosivo, alta temperatura, tensões cíclicas.
Muitas vezes, para um dado componente, existe a possibilidade de escolher diversos materiais e diversos processos de fabricação. Nesse caso, o requisito fundamental a ser alcançado é o de “um menor custo de fabricação para uma dada qualidade industrial especificada”.
A análise dos fatores que influenciam o projeto de um produto (a concepção da peça) e o projeto do processo de fabricação (a maneira de obtenção da peça) é fundamental para a seleção mais conveniente dos materiais.
As funções requeridas de um produto determinam as especificações necessárias ao projeto; estas são as especificações de desempenho que consistem num conjunto de características que permitem a utilização do produto de forma eficiente; enquanto que as especificações de projeto compõem-se de um rol de indicações técnicas referentes à forma, às dimensões, às tolerâncias, ao acabamento e aos materiais constituintes do produto que permitem atender às especificações de desempenho.
As especificações de desempenho devem ser analisadas segundo dois aspectos: a) A definição dos requisitos de desempenho;
b) As conseqüências de uma super ou sub-avaliação dos requisitos de desempenho. 1
EM 833 – SELEÇÃO DE MATERIAIS
A definição dos requisitos de desempenho depende de cada tipo de produto e deve ser realizada através de uma descrição objetiva e completa.
Como exemplo, pode-se considerar o caso de uma