Seleção de Materiais
Aluno: Moacir Ferreira do Nascimento Júnior
Trabalho – 02
I PARTE
1. O que é Seleção de materiais? Dê exemplos de aplicação.
A seleção de materiais é uma das principais tarefas do projeto pois dela dependerá o sucesso do produto final. A primeira etapa é a da identificação da gama de possíveis materiais aplicáveis ao projeto. Na segunda etapa é feita a seleção dos materiais quanto às possibilidades de uso, tendo como referência o que está disponível no mercado. Se os materiais existentes não satisfazem aos requisitos do projeto, pode-se considerar a possibilidade de desenvolver um novo material. Após essas definições, o projeto pode evoluir para as outras etapas de desenvolvimento. A seleção de materiais deve levar em consideração as propriedades químicas, físicas e mecânicas dos materiais.
2. Quais são as famílias dos materiais e suas características?
Metais, cerâmicos, polímeros, vidros, híbridos e elastômeros.
Metais: São rígidos, tem módulo de elasticidade relativamente alto. A maioria, quando puros, é macio e fácil de deformar, porém podem ser fortalecidos quando são adicionados elementos de liga Outra característica deles é a ductilidade permitindo que sejam conformados por processos de deformação.
Cerâmicos: São frágeis, duros, resistentes a abrasão, tem módulos de elasticidade altos (Exemplo: Aplicações em mancais e ferramentas de usinagem, pois conservam sua resistência em altas temperaturas e resistem bem a corrosão.
Polímeros: Possuem módulo de elasticidade baixos, mas podem ser fortes – quase tão fortes quanto os metais. Sofrem fluência a temperatura ambiente. Alguns polímeros são principalmente cristalinos, alguns amorfos e outros uma mistura de cristalinos e amorfos. A transparência é uma qualidade da estrutura amorfa.
Vidros: São sólidos não cristalinos (amorfos). Como os materiais cerâmicos, os vidros são duros, frágeis e vulneráveis a concentração de tensão (Exemplo: Vidros de cal de soda e de