seleçao materiais
1.No conceito de Engenharia de Materiais cabe ao engenheiro de materiais estudar a estrutura, as propriedades, as aplicações, o processamento e o desempenho de materiais novos ou já existentes, nas áreas de metais, polímeros, cerâmicos ou compósitos.
2.Compete também ao engenheiro de materiais atuar na fase de projeto, de modo a escolher os materiais mais indicados para as aplicações desejadas, ou seja, a Seleção de Materiais (SM).
O estudo segue uma linha de pesquisa onde são estudados os critérios de SM para uso em produtos industriais, isto é, são apresentados os principais requisitos de seleção e as diferentes situações nas quais exerce-se a SM.
1.O estudo segue uma linha de pesquisa onde são estudados os critérios de SM para uso em produtos industriais, isto é, são apresentados os principais requisitos de seleção e as diferentes situações nas quais exerce-se a SM.
2.Destacando o conceito de Índice de Mérito (IM) e, em especial ao trabalho pioneiro de Michael F. Ashby que apresenta a utilização de Mapas de Propriedades de Materiais, que são utilizados e exemplificados através de estudos de casos.
Conhecer o método de SM por análise, incluindo a lógica de utilização dos Mapas de Propriedades de Materiais propostas por Ashby.
1.Conhecer o método de SM por análise, incluindo a lógica de utilização dos Mapas de Propriedades de Materiais propostas por Ashby.
2.Proporcionar entendimento para estudantes e simpatizantes da área que não tenham nenhum conhecimento anterior ao assunto, ou apenas o embasamento das propriedades dos materiais.
3.Demonstrar através dos estudos de caso a aplicação prática da Metodologia de Ashby no processo de Seleção de Materiais.
Está associado com o Centro