a vida
ÉTICA SOFÍSTICA: O PAPEL EDUCATIVO DA
RELATIVIZAÇÃO DOS VALORES
Luiz Roberto Alves dos Santos, mestre em filosofia e professor da FANEC/NATAL
Resumo:
O presente trabalho tem por intuito principal levantar algumas considerações fundamentais sobre os Sofistas e o método dialético utilizado por eles, pondo em relevo principalmente os aspectos pedagógicos de suas doutrinas, considerando de que forma tais aspectos incidem sobre as conseqüências éticas e políticas mais notáveis de seu pensamento. Palavras-chave: Sofista. Dialética. Educação. Ética.
Abstract:
The main purpose of this paper is making some fundamental considerations about the Sophists and the dialectical method used by them, highlighting mainly the pedagogical aspects of their doctrines, evaluating the way by which these aspects reflect themselves on the most remarkable ethical and political consequences of their thought.
Key-words: Sophists. Dialectic. Education. Ethics.
57
cadernos ufs - filosofia
1.
A DIALÉTICA PARA OS SOFISTAS
Tendo em vista que a preocupação precípua do presente trabalho é fazer uma abordagem clara e objetiva sobre o método dialético, em sua função paidêutica, utilizado pelos Sofistas, no período áureo da filosofia grega, antes de nos focalizarmos de modo mais incisivo na afirmação de que a dialética foi “uma ferramenta necessária a maximização da educação” para os Sofistas1, é cogente que se tente mostrar o contexto do método dialético na
Antiguidade, bem como, quem foram os Sofistas.
1.1 DIALÉTICA
Em primeiro lugar, é importante lembrar que, em se tratando do termo dialética, é muito difícil circunscrevê-lo dentro de um campo conceitual especifico que abarque de modo global a sua relevância. Em função disso, a delimitação conceitual desse termo dar-se-á no âmbito de sua significância para a filosofia antiga, de forma restrita como uma “ferramenta” filosófica.
Tendo em vista tal ponto, a priori, deve quedar