politicas de comex
A economia mundial pós-consenso de Washington
-O principio básico foi a eliminação das barreiras protecionistas para impulsionar o livre-comércio.
-Foram feitas politicas para ter mais atratividade externa( estimular o investimento direto): -> Disciplina macroeconômica= equilíbrio fiscal e controle de preços -> Economia de mercado= afastamento do Estado empresário, dos monopólios e oligopólios. -> abertura comercial= concorrência para quebrar corrente especulativa e inflacionaria
- Consequências das politicas adotadas:
->BRASIL CONSEGUE SUPERAR O CICLO INFLACIONARIO, ORGANIZA O MERCADO INTERNO, ATRAI CONSIDERAVEL VOLUME DE RECURSOS ESTRANGEIROS, ELEVA O NIVEL DE DESEMPREGO (NAQUELE MOMENTO), NAO CONSEGUE AUMENTAR A SUA CORRENTE DE COMERCIO (PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE COMPETITIVIDADE DE SEUS PRODUTOS) ->Argentina n faz a disciplina macroeconômica e passa por crise -> Mexico passa o Brasil no volume de exportação e PIB, sendo líder latino-americano.
Teorias da integração econômica
-atualmente a definição de integração econômica, por Heckscher- Ohlin partiu da vantagem comparativa de Divid Ricardo para estabelecer o conceito do fator de produção abundante ou escasso. Um país com fator abundante vai produzir mais para poder exportar esse bem, assim vai ter recursos para importar bens que os fatores de produção são escassos.
-Vantagem comparativa= parar de produzir um bem que não é lucrativo e passa a produzir maiores quantidades do bem que é lucrativo.
- Kurgman-> a disponibilidade de fatores da produção abundantes não é necessariamente uma barreira para a integração econômica; pode-se fazer acordos entre países para exportar com isenção de impostos.
Tipos de integração econômica
Acordo comercial regional, para diminuir barreiras de comercio dentro do grupo
-U.E-> complexidade do gerenciamento interno pois são muitos países membros; fim da guerra fria resultou em diminuição da importância da EU para os EUA;