Sele O De Pessoal
O objetivo básico do processo de seleção de pessoal é buscar a pessoa certa para o lugar certo. É um processo de escolha entre os candidatos que enviaram o currículo. Serão consideradas as diferenças individuais e os objetivos da empresa que combinados tentem ajustar candidato-empresa.
Etapas do processo de seleção são baseadas no perfil do cargo e nas competências para estabelecerem os seus critérios de seleção. O perfil para ocupar a vaga disponível fica a critério de cada empresa e depende da sua cultura organizacional.
As etapas completas são as seguintes:
Análise de currículo: Para verificar se está dentro do perfil estabelecido na divulgação da vaga. Os currículos devem se analisados nos seguintes aspectos: Dados pessoais, qualificação profissional, histórico profissional, formação acadêmica. Para agilizar e facilitar está etapa do processo, muitas empresas usam um softwares de recrutamento e seleção, onde definem o programa de acordo com as exigências e perfil de cada oportunidade oferecida.
Entrevista: É a técnica de seleção mais utilizada, onde o selecionador pode colher melhores informações dos pretendentes a oportunidade de emprego. Nesta etapa, pode se tirar todas as dúvidas e aprofundar informações que não estavam claras no currículo, além de repassar aos candidatos as informações mais detalhada da vaga e da empresa.
A entrevista se não poder ser feita pessoalmente, pode ser pela internet ou telefone, cabendo ao selecionador decidir que filtro utilizará naquela seleção. Dependendo do cargo, se e urgente ou não a vaga, pode se entrevistar mais de uma vez o candidato. A entrevista é o momento que o selecionador deverá observar a pontualidade, traje, nível de cultura, desembaraço, faz o uso correto da língua e se o candidato se mostra interessado pela vaga e pela empresa.
Para o bom desenvolvimento da entrevista, deverá conter perguntas nos campos pessoal, profissional, educacional e social, sempre obedecendo aos padrões