Seja a pessoa certa no lugar ceto
648 palavras
3 páginas
O livro Seja a pessoa certa no lugar certo de Eduardo Ferraz é um manual que leva o leitor ao autoconhecimento, mostrando como identificar os pontos fortes da personalidade e como aproveitá-los assim como ter consciência dos pontos fracos e entender o que é possível mudar e direcionar a energia para evidenciar os pontos fortes ao invés de apenas tentar mudar os pontos fracos. Após identificá-los o leitor terá a chance de compreender melhor suas atitudes e se candidatar a cargos em que elas são valorizadas. As pessoas vêem, sentem e interpretam de uma maneira diferente do que acontece na realidade. De acordo com o psicólogo Daniel Kahneman, “quase todas as pessoas têm percepções distorcidas de como as coisas são, uma vez que o cérebro humano é contaminado por expectativas e percepções irrealistas” e conclui ainda que, “as falhas nos processos decisórios são regra e não exceção”. No primeiro capítulo, o autor mostra como essas distorções da realidade ou vieses cognitivos se manifestam.
Pessimismo: pessoas que acreditam que se algo pode dar errado, certamente dará, se culpando inclusive, daquilo que não têm o menor controle. Essa atitude além de potencializar o mal estar, afasta ainda mais as oportunidades que aparecerem.
Otimismo exagerado: pessoas que acreditam serem mais saudáveis, capazes, inteligentes, honestos, trabalhadores e justos que os demais. Quem tem esse viés como ponto dominante poderá passar por grandes dificuldades no futuro, pois suas fantasias não se concretizam.
Confirmação: pessoas que acreditam ter sempre razão e que todos devem concordar com sua opinião.
Aversão à perda: quando o medo de perder é mais forte que o desejo de conquistar. Trás grandes riscos de estagnação e perda de grandes oportunidades.
Sensação de injustiça: pessoas paranóicas, que acreditam sofrer uma competição injusta e que se preocupam mais com o sucesso alheio do que com o próprio.
O segundo capítulo resume o funcionamento do cérebro em dois grandes