tensoativos
sabões, detergentes, emulsificadores, agentes umectantes e agentes penetrantes.
Os primeiros tensoativos obtidos pelo homem foram os sabões alcalinos, através da saponificação de óleos e gorduras animais e vegetais. A partir de 1939 surgiram os tensoativos sintéticos, amplamente utilizados.
Tensoativos são substâncias que por possuírem em sua estrutura molecular grupos polares (hidrofílicos) e apolares (lipofílicos), tem a capacidade de reduzir de forma apreciável a tensão superficial da água ou a tensão interfacial entre dois líquidos não miscíveis.
Exemplo: CH3-(CH2)7-O-SO3-Na+ radical hidrófobo radical hidrófilo
Tensão superficial é a força que impede a miscibilidade de um sólido e um líquido. Tensão interfacial é a força que impede a miscibilidade de dois líquidos.
TIPOS DE TENSOATIVOS: segundo sua constituição química, os tensoativos podem ser iônicos e não-iônicos.
5.1 Tensoativos Iônicos a) Aniônicos: o radical hidrofílico é um ânion. Ex: R- COO-Na b) Catiônicos: o radical hidrofílico é um cátion. Ex: R-+N-(CH3)3-Cl c) Anfóteros: comporta-se como catiônico ou aniônico em função do pH do meio. Ex: R-N+-(CH3)2CH2-COO-
5.1.1 Tensoativos Aniônicos
São os tensoativos de maior interesse prático e econômico, pois apresentam maior poder de espuma, detergência, umectância, etc.
Os principais tensoativos aniônicos são:
a) SABÕES: são os sais alcalinos de ácidos graxos, como palmitato de sódio (C15H31-COONa); estearato de sódio (C17H35-COONa) e oleato de sódio (C17H33-COONa).
b) SULFATOS: são os alquil sulfatos e os alquil éter sulfatos. Os alquil sulfatos são obtidos da reação de um álcool graxo com um agente sulfonante (ácido clorossulfônico HClSO3) ou trióxido de enxofre) que origina o semi éster do ácido sulfúrico, posteriormente neutralizado.
Ex: Lauril sulfato de sódio (gardol)
CH3-(CH2)10-CH2OH + H2SO4 conc -