Seja claro ao dar um FEEDBACK
O texto em questão, tem como objetivo principal, mostrar a necessidade e a importância do feedback entre o gerente e sua equipe.
O autor enfatiza que a falta de sensibilidade e precisão dos gestores em tornar as expectativas claras, trazem frustrações quando percebem que os resultados não são satisfatórios. Isso ocorre simplesmente porque a maioria dos gerentes muitas vezes acredita que todos podem e sabem se virar sozinhos.
O feedback dado de forma tardia, quando o assunto já virou um problema, vem de forma dura. Como exemplo o autor cita a frase:” Você está fazendo tudo errado, agora conserte isso”. Essa atitude gera o que chamamos de “barreira” entre o gerente e seu subordinado, dificultando ainda mais alcançar os devidos objetivos. Isso pode ser evitado se o feedback for dado sempre de forma clara e objetiva, fazendo com que os assuntos não se percam por falta de comunicação.
Existe uma tendência “mascarada” de todo gerente jovem, não usar essa ferramenta com medo de ser visto de maneira antipática pela sua equipe, e com isso criam-se situações desconfortáveis com os líderes, que não conseguem fornecer o feedback de forma corretiva ou até mesmo cobrar responsabilidades.
Em nossa vida pessoal, somente nos abrimos e demonstramos o que somos e queremos realmente, com nossos verdadeiros amigos. No âmbito profissional, deparamos com a mesma situação. A confiança entre gerente e equipe se faz necessária desde o primeiro momento, estabelecendo assim um ambiente de confiança mútua, o que gera maior facilidade em fornecer um feedback mais claro e objetivo.
Esse feedback nos dias atuais é extremamente necessário, pois profissionais preferem e procuram trabalhar com gerentes honestos, claros e que exponham com equilíbrio seus objetivos. O feedback eficaz consolida a confiança entre gerente e equipe, aumentando a probabilidade de ambas as partes andarem de forma homogênea e com objetivos comuns como: comprometimento, desempenho e