seitas e religiões
Principais religiões do mundo
Seitas e religiões
Religiões e suas crenças
Trabalho efetuado em exigência da disciplina Seitas e Religiões, Apresentado a Professora Gildenira Britto, 6º Período
Seitas e religiões
Budismo
No decorrer de sua existência, a crença budista subdividiu-se em duas correntes: o Budismo Theravada, mais próximo da origem dos ensinamentos budistas (prega um único caminho para a redenção: esforço e disciplina), e o Budismo Mahayana (predominante, por exemplo, em países como o Butão, país sob regime monárquico constitucional, e na Coréia do Sul), do qual geraram-se doutrinas como a Bodhisattva e o Zen-Budismo,
Fundador - Príncipe hindu Sidarta Gautama (563-483 a.C.), ou Buda.
Livro - O principal livro sagrado budista consiste no Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofia. A corrente do Budismo Mahayana ainda reconhece como códigos sagrados os Prajnaparamita Sutras (guia de sabedoria), o Lankavatara (revelações em Lanka) e o Saddharmapundarika (leis).
Deus – Não existe. Buda é considerado por alguns como uma consciência universal iluminada
Jesus – Não há referência.
Espírito Santo – Não há referência.
Pecado _ O pecado é compreendido como ignorância.
Inferno/Satanás - O reino dos infernos situa-se na parte inferior. O inferno não é um lugar de permanência eterna nem o renascimento nesse local é o resultado de um castigo divino; os seres que habitam no inferno libertam-se dele assim que o mau karma que os conduziu ali se esgota. Por outro lado, o budismo considera que existem não apenas infernos quentes, mas também infernos frios.
Salvação – Creem no Nirvana (inexistência), que pode ser alcançado seguindo-se o Caminho das Oito Vias
Céu – Acreditam no “último reino” que é o dos deuses (deva) e é composto