Religiões e seitas heréticas
Seminário Teológico
RELIGIÃO E SEITAS HERÉTICAS:
Conceito e Refutação Bíblica
Panteísmo, Pietismo e Pluralismo
Rio de Janeiro, 03 de maio de 2014
Panteísmo
(pan = tudo; teísmo = Deus)
É a crença que Deus e todo o universo são uma única e mesma coisa. Segundo a filosofia panteísta, Deus não existe como um espírito separado, mas é todo o universo, a mente humana, as estações e todas as ideias e coisas que existem. Ou seja, o panteísmo valoriza a natureza em si como um próprio deus.
Pode-se identificar tendências panteístas em muitas obras literárias, não só em religiões. Alguns poetas – como, por exemplo, Fernando Pessoa - tendem a demonstrar adoração à natureza em seus poemas e seguem explicitamente as ideologias panteístas. Refutação bíblica:
1. “No princípio criou Deus o céu e a terra.” Gênesis 1:1
A Terra e tudo que existe foi criado por Deus, portanto, Ele é o Criador e todo o universo é a sua criação.
2. “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24
3. “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.” Romanos 1:25
Pietismo
(do latim pietas, piedade) O pietismo defende que a Bíblia deve ser interpretada de acordo com a experiência de cada indivíduo. É uma corrente filosófica individualista que reduz a importância da jurisdição eclesiástica, dando grande importância à teologia mística e a contemplação espiritual. Surgiu na época da Reforma de Lutero, promovendo a “igreja dentro da igreja” (estudo da bíblia em grupos privados e independentes de autoridades eclesiásticas). Os grupos pietistas são também identificados pelas obras de caridade que praticam, sempre presentes em suas atividades, pois acreditam no dever com o próximo.
Refutação bíblica:
1. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para