religiao primeiro periodo
Texto 4 ‘’ O novo fenômeno religioso da America Latina’’
Respostas
1) Seita é o termo que deriva do latim ‘’secta’’ cujo significado é seguidor. O termo utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Antigamente utilizávamos o termo ‘’seita’’ para um grupo dissidente, ou separatista que seguia uma doutrina ‘‘herética’’. E na atualidade quando falamos em seita estamos pensando num sistema, num grupo religioso que possui sua doutrina particular, seus próprios princípios, que diferem daqueles que dirigem o corpo de cristo.
2) O cristianismo e o protestantismo, não aceitam o termo seita, pois para eles seita é um grupo com idéias radicalistas, e carrega conotações negativas fortes e não religião. Já alguns grupos budistas, aceitam serem chamados de seitas, pois para eles seita é apenas um grupo com idéias diferentes da maioria.
3) Religiosidade: cumprir a religião com vigor.
Religião: crença na existência da força sobrenatural/manifestação de tal crença pela doutrina e ritual próprios.
Crença: efeito de crer; fé religiosa.
Seita: grupo religioso, de forte convicção, que surge em oposição às idéias e as praticas religiosas dominantes.
Religião é a denominação da sua igreja e religiosidade é o ato de ser um seguidor fiel. Religiões são grandes grupos diferentes de seitas que são pequenos grupos.
4) O autor generaliza as seitas a partir do uso de palavras pejorativas para defini-los, como se seus seguidores fossem manipulados, fanáticos e enganados. Em minha opinião as seitas têm crescido continuamente e em alguns casos ajudam as pessoas do seu membro a crescerem espiritualmente e lhes dão oportunidades de seguirem suas próprias escolhas, não tendo que se submeter às regras das seitas.
5)