Religiões e seitas
Principais grupos religiosos
As principais religiões do mundo e tradições espirituais podem ser classificadas em um número menor de grupos maiores ou religiões mundiais. De acordo com uma pesquisa realizada em 2005 pela Encyclopædia Britannica, a maioria vasta de aderentes religiosos e espirituais seguindo o cristianismo (33.06% da população mundial), Islão (21%), Hinduísmo (13.33%), religião tradicional chinesa (6.27%) ou Budismo (5.87%). A irreligiosidade e os ateístas são 14.27% e 3.97% seguindo religiões étnicas indígenas.
Estas tradições espirituais podem ser também combinadas em grupos maiores, ou separadas em sub-denominações menores. O cristianismo, islão e judaísmo (e às vezes a Fé Bahá'í) podem ser unidos como religiões abraâmicas. O hinduísmo, budismo, sikhismo e jainismo são classificados como religiões indianas (ou dármicas). A religião tradicional chinesa, confucionismo, taoísmo e shinto são classificados como Religiões da Ásia oriental (ou Chinesas, ou Taóicas).
As dez maiores religiões, as que mais agregam adeptos no mundo, seus santuários mais importantes e algumas curiosidades · Cristianismo - com seus 2.106.962.000 de adeptos, fica em primeiro lugar da lista. Segundo Philip Wilkinson (Publifolha), O Cristianismo é a religião dos seguidores de · jesus Cristo. Os · Cristãos acreditam que Jesus é o Filho de Deus e o Messias cuja vinda fora prometida no Velho Testamento da Bíblia. Eles sustentam que a humanidade viveu em pecado desde que Adão e Eva desobedeceram a Deus, e crêem que Jesus, através de sua vida, morte e ressurreição, trouxe a seus seguidores a redenção desse pecado original. Os cristãos acreditam num Deus único que existe sob três formas -Pai, Filho e Espírito Santo-, constituindo a Santíssima Trindade. Seguem os ensinamentos de Jesus, que enfatizava o amor e o perdão. Sua vida e seus ensinamentos juntamente com a história de sua morte e · ressurreição, são descritos nos livros iniciais do · Novo testamento da