Seis Tipos mais Importantes de Sistemas
Acadêmico:
Profª:
Disciplina: Sistema da Informação
Sistemas da Informação
A organização tem sistemas de apoio executivo (SAE), sistemas de informação gerenciais (SIG), sistemas de apoio à decisão (SAD), Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC), sistemas de automação de escritórios, sistemas de processamento de transações (SPT).
Exemplos de (SAEs): previsão quinzenal de tendências de vendas, plano operacional quinquenal, previsão quinquenal de orçamento, planejamento de lucros, planejamento de pessoal.
Exemplos de SIGs: gerenciamento de vendas, controle de estoque, orçamento anual, análise de investimento de recursos, análise de realocação.
Exemplos de SADs: análise das vendas por região, programação da produção, análise de custos, análise de custo de contratos.
Exemplos de STCs: estações de trabalho de engenharia, estações de trabalho gráficas, estações de trabalho administrativas.
Exemplos de sistemas de automação de escritório: edição de texto, tratamento de digitalização de imagens, agendas eletrônicas.
Exemplos de SPTs: acompanhamento de pedidos, processamento de pedidos, negociação de seguros, gerenciamento do caixa, folha de pagamento, contas a pagar, contas a receber.
Características dos Sistemas de Processamento da Informação
Tipo do sistema:
SAE - Dados agregados: externos, internos. Gráficos, simulações, interatividade. Projeções; consultas. Gerentes seniores.
SAD - Baixo volume de dados ou banco de dados; modelos analíticos e ferramentas de análise de dados. Interatividade; simulações: análise. Relatórios especiais: análise de decisão; Consultas. Profissionais, assessores da gerência.
SIG - Sumário das transações: alto volume de dados: versões simplificadas. Relatórios de rotina: modelos simples: análise de baixo nível. Relatório sumários e de exceções. Gerentes médios. STC - Especificações de projeto: base de conhecimentos. Modelagem: simulações. Modelos: gráficos. Profissionais, pessoal técnico.
Automação de