seila
Você deve saber que o aterramento elétrico é, basicamente a única forma segura de interferirmos na eletricidade de maneira a proteger e garantir um bom funcionamento da instalação, além, é claro, de atender exigências de normas.
Pois Bem! Segundo a ABNT, aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero. Isso é feito para que, ao operar máquinas e equipamentos elétricos, o operador não receba descargas elétricas do equipamento que ele está manuseando, seja por corrente de falta ou por descarga eletrostática.
O que é aterramento elétrico?
Aterrar um dispositivo ou equipamento está relacionado a interliga-lo com a terra propriamente dita ou a uma grande massa que possa a substituir. Então quando nos referenciamos a um dispositivo aterrado estamos afirmando que pelo menos um de seus terminais estão propositalmente ligados a terra.
Um equipamento não necessita possuir aterramento elétrico para funcionar (Infelizmente), no entanto, quando nos referimos a um nível de tensão ou de um sistema de comunicação a referencia é na maioria das vezes um potencial “zero”que tradicionalmente é a terra.
Imagine então que um objeto sobre a terra está em seu potencial ou seja “Está Aterrado Elétricamente”.
Mas na verdade qual é o objetivo do aterramento elétrico?
Podemos pontuar o objetivo do aterramento em três:
1. Proteção da integridade física do homem
2. Facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção
3. Descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos
Proteção da integridade física
É sabido que o principal objetivo do aterramento elétrico é garantir a integridade física do homem seja na utilização da eletricidade de forma doméstica quanto no uso profissional. A segurança com instalações elétricas é abordado de diversas formas através da NBR 5410 ou mesmo na Norma Regulamentadora NR10 (Conheça mais sobre os assuntos da