Sei nao
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 4° PERÍODO
DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS
PROFESSOR: VALENTIN FILHO
PAULO SERGIO BARROS NUNES
YURI LIMA CHAVES
DIVIDENDOS PAY-OUT
IMPERATRIZ – MA
2012
PAULO SERGIO BARROS NUNES
YURI LIMA CHAVES
DIVIDENDOS PAY-OUT
Trabalho apresentado ao professor Valentin Filho com o objetivo de obtenção parcial de nota.
IMPERATRIZ – MA
2012
INTRODUÇÃO
As empresas brasileiras são marcadas pela grande concentração acionária e controle altamente concentrado. As empresas de capital aberto após apuração do lucro têm que decidir entre distribuir dividendos aos seus acionistas ou reter lucros para futuros investimentos ou reinvestimentos, ou seja, as empresas têm que definir sua política de dividendos.
Diante do exposto, as empresas, por meio de sua diretoria administrativa decidem sobre suas políticas de investimentos e dividendos influenciando assim o nível do Pay-out.
DIVIDENDOS
Dividendos é a parcela do lucro apurado pela empresa, que é distribuída aos acionistas por ocasião do encerramento do exercício social (balanço). Pelo § 2º, do art. 202 da Lei das sociedades anônimas.
O dividendo só será distribuído após ter sido efetuado os devidos descontos a favor do estado, tendo em conta que a lei 6.404 obriga as sociedades a distribuírem pelo menos 25% dos lucros. Os dividendos podem ter periodicidade diversa: mensal, trimestral, semestral, anual, etc., desde que conste no estatuto da empresa o período determinado. A Assembleia Geral Ordinária (AGO) é quem determina a parcela a ser distribuído como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, através da manifestação de seus acionistas.
O montante a ser distribuído deverá ser dividido pelo número de ações emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuição. Resumindo, a política de dividendos trata-se de uma decisão sobre a dimensão ou a proporção de resultados líquidos apurados num determinado período, que