Sei la
Objetividade do fato social e Método Sociológico - Émile Durkheim
CPMG – José Carrilho Disciplina: Sociologia Série: 1º Turma: ‘A’ Turno: Matutino Alunos: : Nathália Gabrielly, Rafael Rodrigues, Débora Sampaio, Olívia Raiane, Laís Francisca, Giovana Diniz Professora: Ivana Data: 15/05/14 Nas palavras do próprio Durkheim:
"O fato social é tudo o que se produz na e pela sociedade, ou ainda, aquilo que interessa e afeta o grupo de alguma forma” (Idem, p. XXVIII).
A OBJETIVIDADE DO FATO SOCIAL Durkheim procurou definir o método de conhecimento da sociologia. Para ele, toda explicação científica exige que o pesquisador mantenha uma certa distância e tenha neutralidade em relação aos fatos.
Seus valores e sentimentos pessoais poderão distorcer a realidade dos fatos.
O sociólogo deverá manter-se neutro ante ao fato observado.
Durkheim dizia que para haver um bom resultado, o sociólogo deveria encarar os fatos sociais como "coisas". Com essa visão, pretendia garantir o sucesso das ciências exatas, bem como a definição da sociologia como ciência, acabando de vez com os "achismos", que interpretavam de maneira distorcida a realidade social.
Para identificar um fato social é necessário que o cientista saiba separar aqueles que apresentam características exteriores comuns, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos
MÉTODO SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM Podemos dizer que o método sociológico de Durkheim apresenta algumas idéias centrais, que percorrem toda a extensão de sua visão sociológica. São elas:
(1) Contraposição ao conhecimento filosófico da sociedade
(2) Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos
(3) Os fatos sociais são uma realidade objetiva
(4) O grupo (e a consciência do grupo) exerce pressão (coerção) sobre o indivíduo Para Durkheim, o seu método sociológico tinha três