Desenho Urbano
A importância do Desenho Urbano como uma expressão técnica e artística de composição dos espaços urbanos cresce a cada dia com o crescimento das cidades em todo o mundo. O projeto urbano deve ser encarado como uma proposta de organização física dos espaços para o cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos, cujas realizações a curto ou longo prazo se caracterizam num Planejamento.
Após um período de total desvalorização do planejamento na década de 1980, quando muitos projetos urbanos foram concebidos de forma isolada e conduzidos pelo setor privado, ressurge nessa última década o reconhecimento da relevância do poder público no controle do desenvolvimento urbano. São vários os modelos de planejamento urbano que reivindicam o lugar antes ocupado pelo desacreditado Plano Diretor. Entre eles, o Planejamento Estratégico se destaca como um dos mais difundidos.
Assim como os planos urbanos desenvolvidos no período pós-guerra, o Planejamento Estratégico também enfatiza a importância dos projetos urbanos. Entretanto, dois fatores referentes ao projeto urbano parecem diferenciar entre si esses modelos: o relacionamento entre as escalas do planejamento e do projeto e o referencial teórico utilizado pelos arquitetos na ação projetual.
O primeiro fator diz respeito à relação dialética entre o plano e o