desenho urbano
DESENHO URBANO
O Desenho Urbano é um campo multidisciplinar do conhecimento, que se desenvolveu a partir da década de 1960 em muitos países, como reação ao urbanismo e à arquitetura modernistas e à “destruição” a comunidades e a tecidos urbanos tradicionais que esse paradigma ocasionou.
Por outro lado, os Projetos Urbanos Contemporâneos surgiram a partir das circunstâncias político-econômicas do último quartel do século XX, resultando em vários exemplos pelo mundo, trazendo de volta os mesmos problemas da época do Modernismo.
Entre os anos 50 e 70, a reflexão urbana voltou-se principalmente para as relações estabelecidas entre os usuários e o espaço urbano de consumo, procurando-se avaliar as ligações entre causa e efeito e enfatizando-se aspectos relacionados à Psicologia, Antropologia e Ecologia.
Nesse período, de acordo com KOHLSDORF (1985), destacaram-se 02 modos de enfoque sobre o desenho urbano:
COMPORTAMENTALISMO: que buscava estudar os efeitos do espaço urbano sobre o comportamento dos indivíduos;
PSIQUISMO: que abordava os aspectos psicológicos das relações entre o ambiente urbano e as pessoas.
COMPORTAMENTALISMO
Também denominado de DETERMINISMO, busca definir o comportamento humano a partir dos elementos do espaço construído, com a idéia de causa-e-efeito.Seus defensores, surgidos em meados da década de 1950, ficaram sendo conhecidos como urbanistas da higiene mental, já que se preocupavam principalmente com a garantia da segurança emocional dos usuários, com base nas teorias da Psicologia infantil e social.
De enfoque possibilista ou pragmático, surgiu nos anos 60 o ENVIRONMENTALISMO, que procurou substituir as determinações comportamentais pelas influências do meio ambiente sobre seus usuários, voltando-se mais para possibilidades do que afirmações definitivas.
Nesse novo enfoque, predominante nos anos 60, compreendia-se o MEIO AMBIENTE como um conjunto de possibilidades e limitações ao homem, o qual teria a capacidade de