Sei la o que
Nº:
Ano : 1º A
Data:
Orientações: Leia com atenção. Grife sua cópia, de maneira que os pontos principais se fixem em sua memória.
Gênero lírico
Dizemos que um texto pertence ao gênero lírico quando nele predomina a expressão do eu. Esse eu que fala no texto projeta seu mundo interior, expressando seus sentimentos, desejos e emoções. Portanto, no texto lírico, que pode ser escrito em prosa ou verso, ocorre a manifestação plena de uma individualidade. Eis um exemplo de texto lírico em verso:
Soneto de fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.
O texto não apresenta um relato de ações encadeadas no tempo, nem conta uma história. O objetivo do poeta é fala de seu mundo interior, numa espécie de monólogo. Nele, o autor cria um eu que expressa sentimentos íntimos. Embora o amor seja um dos temais mais freqüentes, o texto lírico pode falar da angústia da vida, da dor da morte, do prazer de viver, da indignação diante de uma injustiça social etc. O que importa considerar é a postura de quem escreveu. Se é filtrado pela emoção do autor e traz a expressão da subjetividade, trata-se de um texto lírico. É o caso desta canção de Gilberto Gil:
Se eu quiser falar com Deus
“.........................
Se eu quiser falar com Deus Tenho que aceitar a dor Tenho que comer o pão Que o diabo amassou Tenho que