Seguro
6° PERÍODO
NOÇÕES DE ATUÁRIA
Águas Lindas de Goiás, Dezembro/2012
FACULDADE BRASIL CENTRAL
Viviane Araújo dos Santos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Noções de Atuária, do curso de Ciências Contábeis, ministrada pelo professor Ulisses Gomes.
Águas Lindas de Goiás, Dezembro/2012
INTRODUÇÃO
A Seguridade Social ou Previdência Social é um sistema que proporciona ao indivíduo o direito de receber uma renda após sua inatividade econômica. No Brasil, este fluxo futuro de renda está condicionado ao fato de que ele tenha contribuído, ao longo de sua vida, para a manutenção do sistema de repartição. O Estado, por meio de um conjunto de medidas, controla a Seguridade Social, fazendo com que o cidadão tenha segurança e tranquilidade.
A Previdência Social em um país é importante porque é por meio dela que as pessoas se sustentam no final da sua vida laborativa. Sua importância como fator gerador de renda para o país demanda que o regime adotado tenha certa estabilidade, além disso, é necessário que o regime de previdência não seja deficitário e que as contas públicas não sejam afetadas por ele.
No entanto, no Brasil isto não tem acontecido apesar da elaboração de algumas reformas o déficit não para de crescer.
A ORIGEM E A HISTÓRIA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
O pioneirismo relativo aos sistemas de seguridade social no país é creditado ao plano de proteção dos oficiais da marinha, criado em 1723, e que concedia pensão às viúvas e aos filhos dependentes. Em 1821 O Príncipe Regente Pedro de Alcântara sancionou um decreto, que é considerado o primeiro