Seguro de Cascos Marítimos
QUESTÃO 1: QUAIS AS COBERTURAS CASCO USUALMENTE PRATICADAS NO MERCADO SERIAM CONTRATADAS? A EMBARCAÇÃO É CONSTRUIDA EM FIBRA DE VIDRO E POSSUI 5 ANOS DE USO (CORRETOR CONTRATANDO AS COBERTURAS PARA O CLIENTE).
Considerando o tipo de embarcação da questão, indicaríamos a contratação da cobertura básica nº 3, que cobre perda total (real ou construtiva), assistência e salvamento, responsabilidade civil por abalroação e avaria particular, assim como da cobertura especial nº 5 (Responsabilidades Excedentes), quando a garantia concedida pela cobertura básica contratada não proporcionar reembolso integral, que na básica 3 (e neste caso) abrangeriam a assistência e salvamento e responsabilidade civil por abalroação. Como coberturas adicionais, caberia a contratação de retirada e colocação da embarcação na água e extensão do âmbito de cobertura. Indispensável, também, a contratação do seguro DPEM, que trata- se de seguro obrigatório para todas as embarcações e tem por finalidade dar cobertura aos danos pessoais por morte, invalidez permanente e despesas de assistências médicas e suplementares, causados pela embarcação, sendo desnecessária a comprovação de culpa, bastando somente o nexo causal entre o fato e o dano.
QUESTÃO 2: QUE COBERTURA (S) NA SUA OPINIÃO SERIAM UTILIZADAS PARA DAR ATENDIMENTO AO SEGURADO NESTE SINISTRO? (CORRETOR ATENDENDO AO SINISTRO DO CLIENTE).
As coberturas utilizadas no caso em tela seriam a cobertura básica 3, acionando a cobertura de avaria particular se os danos à embarcação forem menores que 75% do valor em risco, bem como o seguro DPEM, tendo em vista que houve duas vítimas fatais e seus herdeiros legais serão seus beneficiários.