Gestão Empresarial
A modalidade de seguro mais antiga no mundo é justamente o marítimo. Surgindo em meados de 1350, o seguro marítimo precedeu os demais ramos, inclusive o seguro de vida que somente apareceu em 1550.
A mais famosa e pioneira seguradora da história é a Lloyd's, que surgiu em Londres no final do século XVIII, através de seus membros que empenhavam todo o seu patrimônio com objetivo de garantir e fazer cumprir a promessa de cobrir os prejuízos de seus clientes, seguindo um contrato uniforme que é muito semelhante ao modelo atual. Até hoje a instituição é a benchmarking do ramo, ou seja, aferidora para a atividade seguradora.
A Lloyd's na verdade veio do Café Lloyd's que surgiu em 1687 e era a principal fonte de informações sobre as partidas e chegadas de navios, bem como sobre as condições do mar, acidentes e perdas. Quase 100 anos depois, um grupo de empresários individuais que lá negociavam, uniram-se ao Café Lloyd's fazendo surgir então a Society of Lloyd's em 1771 passando a operar sob o código de conduta auto regulamentado.
O ramo de seguros marítimos é muito importante e essencial para todo o mundo comercial e países de uma forma geral, pois é o transporte marítimo o principal escoador de todo o comércio internacional de commodities, daí a contribuição do seguro marítimo no aspecto de evitar prejuízos e garantir indenizações por riscos cobertos em suas condições gerais, específicas e especiais.
2 - Finalidade do seguro de casco marítimo
O seguro de casco marítimo tem como finalidade garantir aos segurados ou beneficiários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas que exerçam atividades ligadas a navegação e/ou construção naval e que possam ter interesse no objeto segurado como, afretadores de embarcações, armadores e/ou proprietários de navios, construtores navais, empresas de navegação, empresas de offshore, proprietários de embarcações de esportes e/ou recreio, reparadoras navais e velejadores, garantindo a estes indenizações