fisica experimental 2
Resumo: Este experimento tem por objetivo: caracterizar um movimento retilíneo e uniforme; calcular a velocidade de um móvel em MRU; prever a posição futura a ser ocupada por um móvel que se desloca em MRU; construir gráficos; calcular velocidade média, definir função horária, resolver sistema de equações de encontro de dois móveis e construir gráficos em MRU; Os mateirais utilizados foram: uma base de sustentação com um tubo de óleo contendo esfera e bolha, uma régua, um cronometro e um cartão. Feito os testes foram comparados os valores encontrados na prática com sua teoria e discutido as diferenças nos resultados, montados os gráficos e analisados os motivos das possíveis divergências.
Palavras-chave: MRU, Gráfico, Velocidade, Posição Tempo.
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA De acordo com o estudo de movimento uniformemente variado (MRU) podemos afirmar que todo com trajetória retilínea, velocidade constante e diferente de zero percorreria iguais variações de distâncias em iguais intervalos de tempo. Com isso obtendo o tempo e o espaço percorrido conseguimos obter a velocidade média e criar a função horária que pode nos fornecer o espaço percorrido dado um tempo qualquer pré-definido por nós.
O resultado poderá ser colocado em um gráfico que confirmará a velocidade constante independente do espaço percorrido. 2. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
O Experimento foi executado da seguinte maneira:
Primeiramente foi nivelada a base do plano inclinado em relação a mesa. Em seguida, utilizando um cartão foram tiradas medidas aleatórias da régua que encontrava-se no plano inclinado para definir o desvio (incerteza) que seria considerado na régua.
Após esta etapa o plano foi inclinado a 15 graus para seguir com a liberação da esfera nas distâncias 100mm, 200mm, 300mm, 400mm e cronometrado o tempo que a esfera passaria a marca zero. Com os resultados obtidos, calculamos as velocidades médias e esboçamos os