marie curie
A física polonesa Marie Curie, foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel e se destacou como pesquisadora em uma época em que as universidades eram um domínio masculino. Com a ajuda de seu marido Pierre Curie, ela criou o termo radioatividade, que já havia sido observado nos estudos com urânio de Henri Becquerel, e descobriu novos elementos radioativos (o tório, o polônio e o rádio). Biografia Marie Curie nasceu na atual capital da Polónia, em Varsóvia, a 7 de Novembro de 1867.Com o auxílio financeiro de sua irmã, mudou-se já na juventude para Paris. Licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na universidade de Sorbonne.
Em 1895, Marie casou-se com Pierre Curie, um professor de Física. No ano seguinte, Henri Becquel incentivou Marie a estudar as radiações dos sais de urânio que ele havia descoberto.
Em 1903, ela recebeu junto com Pierre e Becquel, o Prêmio Nobel de Física pelos estudos de radiação. Neste mesmo ano, tornou-se doutora. Em 1906, seu marido Pierre morre num acidente e Marie assume seu lugar como professora de Física Geral, na Sorbonne.
Em 1911 recebeu outro Nobel, pela descoberta dos elementos polônio e rádio.
Foi nomeada Diretriz do Laboratório Curie no Instituto do Radium, da Universidade de Paris, fundado em 1914.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos. Em 1921 visitou os Estados Unidos, onde arrecadou fundos para a pesquisa. Nos seus últimos anos, foi assediada por muitos físicos e produtores de cosméticos, que usavam material radioativo sem precauções.
Marie veio a falecer em 1934 de leucemia, provavelmente causada pela radiação a qual ficou exposta durante sua vida.
Contribuições
Os estudos realizados por Marie e Pierre Curie, despertaram a atenção do mundo científico para a existência de um novo fenômeno, e levaram muitos pesquisadores a se dedicar ao estudo da radioatividade. Com a descoberta do rádio, os Curie