Segurnaça da informação Carlos Rosa
Professor: Edison Luiz Gonçalves Fontes
Nome: Carlos Cesar Rosa RA: 45612
ÍNDICE
NOTÍCIA 1.................................................................................................... 3
NOTÍCIA 2..................................................................................................... 6
NOTÍCIA 3..................................................................................................... 9
1. NOTÍCIA 1
Fonte: http://www.mknod.com.br/?q=roubo-de-informacao
Mais da metade de ex-funcionários desviam dados corporativos
O índice de roubo de informações de funcionários que foram demitidos ou pediram para serem desligados de suas empresas foi de 69% de acordo com o Instituto de Pesquisa Ponemon. O estudo chamado "Job at Risk = Data at Risk" conversou com 945 pessoas que deixaram suas empresas nos ultimos 12 meses é 67% dos entrevistados disseram ter usados informações confidencias de suas ex-empresas para se recolocarem no mercado.
A cópia de e-mails e arquivos foram as ações mais praticadas pelos ex-funcionários. As práticas menos adotadas foram a cópia de arquivos em PDF, o acesso a banco de dados e o roubo do código-fonte. As informações foram levadas em papéis, mídias e pen-drives ou como anexo via e-mail para contas pessoais.
Quase 80% dos entrevistados disseram que fizeram isso, pois "todo mundo faz isso", "a informação pode ser útil no futuro" ou "a empresa não pode rastrear a informação e chegar até mim".
Por fim, 1 de cada 3 entrevistado admitiu que continuaram tendo acesso as informações de sua ex-empresa por mais de 01 semana.
Como vimos acima, a segurança do acesso a informação tem papel prioritário nas definições da política de segurança da informação da empresa, garantindo que informações confidenciais sejam de uso exclusivo dos funcionários atuais.
Analisando este