Seguridade social
- Saúde,
- Habitação,
- Educação,
- Previdência Social e
- Assistência Social.
Com o objetivo de sempre buscar e dar o atendimento às necessidades básicas dos indivíduos, traduzido-os em proteção básica.
A lei da Seguridade teve inicio com a lei Eloy Chaves que deu inicio a famosas caixas, onde eram feitas contribuições mensais pelos trabalhadores, da empresa e assim denominadas Caixas de Aposentadoria.
Desta forma foi feito, por um grande período. Após um tempo, às empresas também fazer depósitos, nestas caixas.
Em seguida o governo, percebeu que estava perdendo dinheiro, pois não estava recebendo parte desta contribuição desta forma perdendo dinheiro, então passaram a organizar naquela época a chamada, caixa de aposentadoria e pensão, para determinados segmentos de trabalhadores.
Na seqüência, nasceu alguns institutos criados pelo governo o IAPS, IAPTEC, sendo modificados e nascendo o moderno conceito de seguridade social. Tendo a população o direito a Seguridade Social e de uma importância que será calculada na época da aposentaria do cidadão a importância relativamente baixa por temos um elevado índice de pobreza em muitas regiões.
Podemos citar , também que a Previdência Social – INSS agora é uma instituição falida, por conta da falta de planejamento e utilização de valores que deveriam ser destinados a futura aposentadoria do contribuinte, tivemos um aumento da população idosa temos mais pessoas aposentadas.
Sendo necessário para os adolescentes, passarem a pensar em previdência privada.
Etapa 2 – Parte 2
As emendas são leis que entram e sai, podendo à qualquer momento sofrer alterações e substituições, que permitem à decisão da cobrança da emenda por parte dos cidadãos.
Etapa 3 – Síntese do Texto – Desafios do Sistema de Proteção Social
Proteção Social, não é somente uma renda