Segurança
Os espaços confinados
Espaço confinado, de maneira geral, é qualquer área não projetada para ocupação humana contínua e que possua meios limitados de entrada e saída (como em tanques atmosféricos, vasos de pressão, torres de processo, reatores e silos). A ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes perigosos que possam existir ou se desenvolver e/ou tem deficiência/aumento de oxigênio. Os trabalhos em áreas confinadas são uma das maiores causas de acidentes graves em funcionários com até consequências fatais, seja por ocorrência de explosão, de incêndio ou de asfixia.
Devido à periculosidade desse trabalho, foi estabelecida, no Brasil, uma norma regulamentadora exclusiva para trabalhos em espaços confinados, a NR 33. * Objetivo
O objetivo deste trabalho é explicar detalhadamente sobre a Norma Regulamentadora nº 33 da ABNT, fazendo um reconhecimento dos riscos existentes em espaços confinados e explicando as soluções dadas pela norma para melhores condições de trabalho nesses ambientes. * NORMA REGULAMENTADORA Nº 33
A norma regulamentadora nº 33 trata sobre a segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados, identificando esses espaços e avaliando, monitorando e controlando os riscos existentes. Dessa forma, a norma garante permanentemente a segurança e a saúde dos trabalhadores nesses ambientes.
Os riscos mais comuns nesses locais, segundo Serrão, Quelhas e Lima (1998), são: a falta de oxigênio devido à elevada concentração de gases e de vapores, ferrugem ou incêndios; e a exposição a poeiras, fumaças, vibrações, ruídos, radiação e iluminação deficiente devido à inspeção, manutenção, limpeza e a construção desse espaço confinado.
Os exemplos mais comuns de trabalhos em espaços confinados são: