segurança
Alguns termos fundamentais utilizados na Segurança do Trabalho são:
- Acidente: É um evento inesperado e quase sempre indesejável que causa danos pessoais, materiais, danos financeiros e que ocorre de modo não intencional.
- Incidente: Qualquer evento ou fato negativo com potencial para provocar danos, também denominado quase “quase acidente”.
- Prevenção: Prevenção e Acidentes e Incidentes é o conjunto de atividades destinadas a impedir suas ocorrências, evitando assim custos adicionais desnecessários a operação através da preservação dos meios em pessoal e material.
- Segurança Individual: São os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Segurança Coletiva: São os EPC’s (Equipamento de Proteção Coletiva), são equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realizarem determinada tarefa ou atividades, este deve ser utilizado em conjunto com os EPI’s quando necessário.
É sem dúvida de grande importância a participação de todos os funcionários para o uso correto dos EPI’s e EPC’s para prevenção de acidentes e incidentes.
A Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
Tudo que está relacionado acima é voltado ao bem estar do trabalhador, pois um trabalhador satisfeito, trabalhando em um ambiente agradável, sem dúvida ele irá produzir mais e os riscos de acidentes e incidentes é reduzido.