segurança
O trabalho de campo foi realizado na área produtiva de uma empresa metal-mecânica com cerca de
600 funcionários. A mesma fica localizada no Vale do Rio dos Sinos e possui um setor de Fundição em que atualmente trabalham 30 funcionários, em jornada de dois turnos, produzindo fundidos para atender a demanda interna da empresa.
O método de trabalho consistiu em duas etapas. NA primeira etapa concentrou-se no levantamento dos riscos existentes no setor de fundição. A fim de realizar este levantamento, foi elaborado e aplicado um questionário (Anexo I) com perguntas abertas, cujo intuito foi mensurar qualitativamente, a percepção dos colaboradores do setor, em relação aos riscos e perigos enfrentados no seu dia a dia de trabalho.
Durante a etapa do projeto de intervenção denominada “apreciação”, realizada no setor de fundição foram identificadas as percepções dos funcionários. Nesta etapa, conforme análise dos riscos foi realizada entrevista não estruturada, com observações diretas e indiretas, levando à compreensão inicial que foi posteriormente validada com a aplicação de questionários, junto a toda a população, que pode ser gerada a matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência).
A segunda etapa trata de uma investigação quantitativa nos registros encontrados no setor de
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa, onde foram coletados dados sobre os tipos de lesões geradas nos acidentes ocorridos nos últimos três anos.
Relacionando assim a quantidade de acidentes ocorridos, com o tipo de lesão gerada, e o tempo de afastamento dos funcionários.
2.1 Matriz G.U.T. – Gravidade, Urgência, Tendência
São parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si. Segundo Ribeiro (2005), a técnica de GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é decisões que envolvem muitas