Questões psicologia comportamental
1. Diversos novos executivos escolhem o estilo de liderança errado quando são promovidos a cargos de chefia . Por que você acha que isso acontece?
A promoção a um cargo de chefia além de trazer reconhecimento profissional e salários mais interessantes deve ser acompanhada de fatores como a boa comunicação, a habilidade em delegar tarefas e o acompanhamento do trabalho em equipe. Tais qualidades quando não gerenciadas com sucesso geram um afastamento quase hierárquico do chefe com seus funcionários, resultando em pouca sintonia na equipe, autoritarismo e aumento do nível de estresse. Por outro lado, há também novos executivos que exageram no nível de tolerância com seus colaboradores devido a insegurança que a liderança pode causar em relação a amizade de seus colegas.
2. O que este caso diz com referência à liderança e ao treinamento para liderança?
A eficácia dos programas de treinamento a liderança é muito diversificada devido a quantidade de programas diferentes existentes. Cada um dos personagens do nosso estudo de caso pode ter recebido um treinamento diferente para a liderança e nem sempre o treinamento adquirido condiz com as necessidades e as características pessoais do executivo.
3. Quais teorias sobre liderança poderiam ajudar os novos chefes em seus processos de transição ?
A teoria das contingências com base no modelo de Fiedler pode ser uma alternativa para ajudar os novos chefes. Visto que, propõe que a eficácia do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Pelo modelo é identificado o estilo de liderança através de um questionário, depois disso é necessário adequar a pessoa a situação. Além disso, para Fiedler, o estilo de liderança de uma pessoa é fixo, ou seja, se uma situação requer um líder orientado para a tarefa e a pessoa na posição da liderança é orientada para o relacionamento, ou a situação terá de ser modificada ou o líder substituído. Fiedler