Segurança
Enviado por rcfranco em Seg, 11/04/2011 - 23:00
Miguel Leichsenring Franco
Engº Electrotécnico
Administrador da Schmitt-Elevadores
Os elevadores são hoje equipamentos imprescindíveis no transporte vertical de pessoas em edifícios, devendo estes ser sujeitos a uma manutenção cuidada e rigorosa.
A primeira questão que se coloca é o da própria necessidade de manutenção.
Para uma melhor compreensão, apresentam-se as definições dos principais conceitos que serão utilizados ao longo do texto:
Manutenção: o conjunto de operações de verificação, conservação e reparação efectuadas com a finalidade de manter uma instalação em boas condições de segurança e funcionamento;
Empresa de manutenção de ascensores (EMA): a entidade que efectua e é responsável pela manutenção dos elevadores;
Inspecção: o conjunto de exames e ensaios efectuados a uma instalação, de carácter geral ou incidindo sobre aspectos específicos, para comprovar o cumprimento dos requisitos regulamentares;
Entidade inspectora (EI): é a empresa habilitada a efectuar inspecções a elevadores, bem como a realizar inquéritos, peritagens, relatórios e pareceres.
Tratando-se de máquinas compostas por componentes eléctricos (motores, autómatos, contactores, relés, etc.) e mecânicos (rodas de tracção, cabos, roçadeiras, redutores, válvulas, etc.) sujeitos a desgaste, os elevadores, pela sua natureza de concepção e de funcionamento, devem estar sujeitos a uma manutenção cuidada e rigorosa.
Tratando-se de equipamentos que transportam pessoas, desde logo importa garantir a máxima segurança de todos os que utilizem um qualquer elevador, independentemente da idade deste e esteja este instalado num edifício de habitação multifamiliar, num edifício de escritórios, num lar de terceira idade ou num ATL.
Mas não bastará garantir apenas a segurança física dos utentes. Dever-se-á assegurar também o máximo conforto de todos os que utilizem o elevador, eliminando por exemplo