Segurança e medicina do trabalho
São Bernardo do Campo – SP
Medicina e Segurança do Trabalho
Cristiane Carvalho
Leonardo Vitor
Renata Andrade
Robert Russar
Medicina do trabalho
É uma especialidade médica, que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador.
O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos.
Quando se dá início em uma nova empresa, é exigido um exame médico paratodos os funcionários, geralmente exames rápidos, onde é analisada a sua frequência cardíaca, condições físicas, entre outros exames que detectam como está sua saúde.
Periodicamente, são realizados exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.
Medicina ocupacional
Medicina ocupacional é uma área da saúde que cuida especificamente do bem-estar do trabalhador, especialmente na prevenção e no tratamento de lesões pelo próprio afazer. A LER
– lesão do esforço repetitivo é um exemplo de problemas ocasionados devido ao descuido de sua saúde.
A prática de esportes ajuda muito. Com o incentivo a ela, o trabalhador não correrá riscos, como o sedentarismo, indisposição, entre outros problemas.
A preocupação e o cuidado com a saúde e o bem estar dos trabalhadores é um assunto debatido no mundo inteiro, sendo a Organização Internacional do Trabalho o órgão que agrega políticas internacionais de saúde ocupacional.
O Ministério da Saúde e o Ministério do Trabalho e Emprego tem um importante papel no Brasil, são os órgãos responsáveis pela segurança do trabalho e a saúde do trabalhador.
Onde surgiu e principais características?
Enquanto especialidade médica, a medicina do trabalho surgiu na Inglaterra, na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial. A exigência sobre os