Segurança e higiene na agroindústria
Mercado de Trabalho
Como o agronegócio responde por imensa parcela das exportações brasileiras,o mercado de trabalho está em alta e a perspectiva é de crescimento para os próximos anos. Encontram-se dentre as carreiras as áreas de Administração rural, consultoria, cultivo e produção, desenvolvimento de produtos, planejamento de produção e vendas.
Além do desenvolvimento de produtos, o graduado encontra ótimas oportunidades nas áreas de processamento/beneficiamento, comercialização, assistência técnica fim, as rígidas normas sanitárias e ambientais, tanto nacionais quanto internacionais, impõem às empresas a necessidade de um profissional que trabalhe com a adequação dos processos de produção de alimentos. Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram o maior número de vagas, mas as novas fronteiras agrícolas (como os estados do Pará, Piauí e Bahia) também são atraentes.
Apesar do grande número de trabalhadores, a preocupação com a segurança e a saúde do trabalho rural é bastante recente.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o setor rural é uma das atividades de maior índice de acidentes no mundo, ao lado da construção civil e mineração.
No Brasil, a exigência quanto ao cumprimento de normas de segurança e saúde do trabalho, foi feita através da Lei nº 5.889 de 08 de junho de 1973, que instituiu as normas reguladoras do trabalho rural, em