segurança publica
Campus Virtual
Nome do(a) aluno(a):Vinicius Jovelino Costa
Disciplina: Logística, ações e operações de inteligência
Professor: ANDRÉ HAYDT CASTELLO BRANCO
Data: 06/10/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1. De acordo com o que foi estudado na disciplina, Operações de Inteligência é a realização de um grupo de ações de Inteligência concertadas; direcionadas para obtenção de dados e informações negadas ou não; planejadas, executadas e controladas por pessoal especializado; de forma institucional e realizadas em conformidade com a legislação; com um fim específico de atender a produção de conhecimento de interesse da sociedade e do Estado brasileiro.
A partir da definição acima, elabore um texto (até 20 linhas) com o seguinte conteúdo:
1) O amparo legal existente no Brasil para a realização das operações de Inteligência (a legislação que prevê a sua realização). (1,0 ponto).
2) A diferença entre ações de busca e ações de coleta. (1,0 ponto).
3) Duas fontes de Inteligência passíveis de emprego em uma operação de Inteligência. (1,0 ponto).
R:A lei n. 9.883, de 7 de dezembro de 1999,institui o Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) como o objetivo de integrar as ações de planejamento e execução das atividades de inteligência no país.Posteriormente, a referida lei foi regulamentada pelo Decreto n.4.376, de 13 de setembro de 2002, com disposições sobre a organização e o funcionamento do SISBIN.O SISP foi criado pelo decreto n. 3.695, de 21 de dezembro de 2000, com o objetivo de coordenar e integrar as atividades de inteligência de Segurança Pública em todo o País, bem como suprir os governos federal e estadual de informações que subsidiem a tomada de decisões neste campo.O artigo 6 da Lei 9.883/1999