SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL
e segurança privada: duas notas conceituais
André ZANETIC *
Resumo: O mundo contemporâneo vem passando por importantes mudanças no conjunto de atividades que chamamos de policiamento. Um dos relevantes aspectos dessas mudanças caracteriza-se pelo processo de expansão dos serviços de segurança privada, que em muitos países já possui contingente superior ao das polícias públicas.
A análise efetiva sobre a questão e suas implicações, entretanto, tem ficado aquém do impacto produzido pelo setor, em parte pela ausência de informações substantivas sobre o tema e pela ausência de uma caracterização conceitual sobre alguns de seus aspectos centrais, que auxiliem a enquadrar o problema analiticamente. Este artigo traz uma contribuição apresentando uma breve discussão sobre o conceito de policiamento e as aproximações e distinções entre polícia e segurança privada, oferecendo um quadro sistemático sobre os setores e suas implicações.
Palavras-chave: Segurança privada. Policiamento. Polícia.
Introdução
Desde meados do século XX, o mundo contemporâneo vem passando por mudanças importantes na área de atividades caracterizadas como policiamento.
Entre essas mudanças, a expansão da segurança privada é uma das que, por sua ampla disseminação, atraem atenção significativa nos países que fornecem informações substanciais sobre o assunto. Dentro de uma perspectiva abrangente, essas transformações tiveram grande impacto sobre a organização política
* USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas –
Departamento de Ciência Política. São Paulo – SP – Brasil. 05508-900 – andrezanetic@gmail.com
Estud. sociol., Araraquara, v.17, n.33, p.471-490, 2012
471
André Zanetic
e socioeconômica no que se refere às questões de segurança nas sociedades contemporâneas, de várias maneiras.
Apesar da grande expansão dos serviços de segurança privada que tem ocorrido nas últimas décadas em diferentes partes do