segurança no trabalho
• A importância da ética no processo de trabalho TST
A forma de agir em sociedade determina o comportamento do individuo como ético ou antiético. Ser ético é ter uma postura comportamental baseados na boa conduta, e valores morais, e no discernimento do que seja certo ou errado. Nessa ótica, torna-se necessário fazermos a nossa parte procuramos desenvolver em nosso cotidiano pequenos gestos, exemplos: respeitar o nosso semelhante, não jogar lixo nas ruas, agir de com os outros da maneira que gostaríamos que agissem conosco.
Nesse sentido, compreende-se que a ética, enfatiza os valores, os deveres e direitos, o modo como os sujeitos se conduzem nas relações. Assim, é importante refletir sobre considerações éticas que necessitam fundamentar as ações de humanização, destacando a importância da dimensão humana nas afinidades profissionais.
.A ética profissional para os Técnicos em Segurança do Trabalho está presente no dia a dia. Tomar as decisões certas pode fazer muita diferença, tanto para você como para a empresa. Ser ético é saber falar e calar na hora certa. É saber o que falar e para quem falar. Ser ético para com a empresa é fazer o que ela pede, sem negligenciar a sua condição de prevencionista.
Ser ético para com o colega é respeitar as limitações profissionais e culturais de cada um e sempre tentar ajudar. É fazer críticas construtivas, é ser empático, é ser amigo mesmo que as diferenças existam, pois apesar de sermos diferentes também podemos ser muito parecidos em diversos aspectos.
Em contrapartida, ser ético para com a empresa não significa concordar com o que ela faz de errado. Até porque, em se tratando de prevenção de acidentes, você também poderá ser penalizado futuramente pela negligência da empresa. Não se esqueça que você está lá para aplicar a legislação. Se você deixar de aplicar as normas porque a empresa está te pressionando, isso não é ética para com a empresa - isso é negligência. Portanto, ser ético