Segurança em laboratório
Todo experimento realizado em laboratório deve ser feito com cuidado e através de uma série de procedimentos que, inicialmente envolvem equipamentos de segurança, como a utilização do jaleco, luvas, óculos protetores, sapatos fechados e uso adequado e cauteloso das vidrarias. Dessa forma, os acidentes podem ser minimizados ou evitados se tomadas às devidas precauções. A Segurança deve sempre vir em primeiro lugar, para que o foco e a atenção seja toda destinada a aula e/ou trabalho. Outro cuidado que se deve ter, são com os produtos utilizados que muitas vezes são tóxicos e podem causar alergias e problemas muito mais graves, portanto deve-se evitar ao máximo o contato das mãos com o rosto ou qualquer outra parte do corpo que esteja desprotegida. Em hipótese alguma os experimentos e produtos devem ser cheirados ou levados a boca. No nosso caso, foi utilizada a água, que não causa danos e é a melhor opção para uma aula inicial e de familiarização com o laboratório e os procedimentos laboratoriais.
Antes de cada aula prática, o roteiro fornecido pelo professor (a) do curso, deve ser lido e entendido para que a mesma tenha um andamento contínuo e um rendimento satisfatório.
Ao iniciar os experimentos, toda a atenção deve ser voltada para os materiais e procedimentos, para que os erros sejam minimizados. Por exemplo: * As balanças devem sempre estar calibradas * Para a prevenção de acidentes a bancada que será utilizada deve estar limpa e organizada. * A vidraria deve estar protegida * Os materiais mais delicados devem ser usados com atenção e cuidado para que não se quebrem. * O uso da calculadora científica é indispensável, uma vez que a precisão nos cálculos e resultados são extremamente importantes. * Para que não haja diferenças nos cálculos, o menisco deve sempre estar ajustado nas marcas dos materiais volumétricos. * Os materiais devem ser manuseados com um guardanapo para que a gordura existente nas mãos não altere o