Segurança em Laboratorios (EPIs, POP...)
Segundo a ANVISA, a biossegurança é um conjunto de ações voltadas para: prevenção, minimização e eliminação de riscos para a saúde, ajuda na proteção do meio ambiente contra resíduos e na conscientização do profissional da saúde. O conceito biossegurança tem sido muito discutido e valorizado nos dias atuais, os laboratórios como algumas outras atividades de trabalhos, apresentam alguns riscos à saúde, havendo assim a necessidade de existir normas e equipamentos de uso obrigatório para proteger as pessoas de riscos de acidentes.
Objetivos
O presente relatório pretende descrever a importância da biossegurança, a importância do conhecimento dos procedimentos operacionais padrão (POP) e alguns equipamentos de proteção individual (EPI) assim como sua utilização essencial para a segurança do profissional e/ou estudante.
Resultados e Discussões
A Biossegurança surgiu no século XX, voltada para a diminuição dos riscos na prática de diferentes tecnologias, seja no âmbito laboratorial ou ambiental. A palavra Biossegurança quer dizer genericamente, segurança nas atividades que evoluem de organismos vivos (MURTA 2009). Em todo o mundo a Biossegurança é regida por leis extremamente especificas. Suas determinações exigem cada vez mais empenho para a adequação dos padrões de segurança das organizações e dos procedimentos que envolvem novos processos tecnológicos (MASTROENI 2004).
Na área da saúde pode-se observar um grande número de riscos ocupacionais, principalmente ao considerar-se que o hospital é o principal ambiente de trabalho dos profissionais que atuam nesta área. Em decorrência disso, a adoção de normas de biossegurança no trabalho em saúde é condição fundamental para a segurança dos trabalhadores independente da área de atuação, pois os riscos estão sempre presentes (GIR 2004).
Equipamentos destinados a proteger os usuários dos laboratórios com riscos de contaminação sejam por