MONO FINAL revis o Evania 03
5749 palavras
23 páginas
1. ApresentaçãoA busca pela qualidade, na atualidade, transcende ao que buscam os consumidores do mundo moderno no momento da aquisição de seus produtos. Os critérios de qualidade implementados nas empresas e instituições, de qualquer nível de complexidade, passaram a ser considerados como uma importante ferramenta para adquirir visibilidade e se manter no mercado.
A qualidade contempla, de uma maneira geral, à população a garantia de um padrão elevado nos serviços prestados, além de oferecer segurança aos que executam o serviço. Sendo assim, ela proporciona maiores benefícios e menores riscos à saúde da população. A gestão da qualidade em instituições públicas mostra diferenciações quando comparado às empresas privadas, mas direciona-se para o mesmo padrão, sendo fiscalizada tanto pela população, para qual está voltada a prestar seus serviços, quanto pelos órgãos reguladores do governo que atuam no controle e fiscalização.
A observação dos riscos e a subseqüente elaboração de medidas de controle e eliminação, em uma Instituição de Saúde Pública, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), são discutidas no escopo da Biossegurança, que representa um fator importante para garantia da qualidade de um serviço que envolve uma diversidade de riscos à saúde e ao ambiente. A FIOCRUZ, enquanto instituição pública que desenvolve atividades na área de Ciência, Tecnologia e Informação em Saúde (CTI&S) tem se mostrado, ao longo de sua história, preocupada com as questões de Biossegurança. Para tanto, constituiu uma comissão específica - a Comissão Técnica em Biossegurança (CTBio) para formular políticas, articular e avaliar as ações propostas no Plano Plurianual de Biossegurança / PPBio (2003/2007) para a FIOCRUZ.
A Biossegurança trabalha a interdependência entre a saúde e o meio ambiente. Embora a palavra esteja evidentemente em uso, esta é uma área relativamente nova, regulada em vários países por um conjunto de leis, procedimentos e diretrizes especificas. No Brasil, a lei