segurança do trabalho
Equipamentos de proteção individual nas empresas.
Introdução
Muitas pessoas acreditam que a função da Segurança do Trabalho seja a entrega de EPI, agora apresentaremos informações que mudarão esta visão.
A Segurança do Trabalho devera agir com os equipamentos de proteção a fim de diminuir os riscos ocorrentes no trabalho, que neste caso, será a Construção Civil.
Precisaremos conhecer os tipos, as funções e a proteção que cada equipamento de proteção individual e coletiva irá oferecer para os nossos colaboradores, a fim de reduzir todos os riscos existentes com outras ferramentas, como: treinamentos, conscientizações e informações.
Uma das atividades com maior probabilidade de ocorrências e fatalidades no trabalho é o da Construção Civil. E em 1977 foi criada a Norma regulamentadora 18 para ajudar a diminuir estes acidentes. Sendo assim, a Segurança do Trabalho não entrega apenas os equipamentos de segurança individual (EPI’s), mas tem como objetivo preservar a vida como bem maior.
EPI ou equipamento de proteção individual são acessórios que preservam o trabalhador de riscos e condições que podem afetar a saúde do mesmo.
Cabe a empresa fornecer os equipamentos de proteção individual e a aprendizagem de como usa-los. cada ramo de atuação tem seus próprios EPI e cabe a empresa exigir o uso dos equipamentos, que devem estar em boa situação e serem usados apenas no ambiente de trabalho.
Caso o equipamento seja danificado ou perdido a empresa deve fornecer um novo.
Esses equipamentos de proteção individual não devem ser considerados apenas uma exigência legal, que pode ser cumprida com equipamentos defeituosos e de baixa qualidade. tem que ser considerados uma peça chave para a proteção e melhor desempenho de seus funcionários.
O EPI pode reduzir ou até eliminar as chances de afastamento em caso de acidente, preservando a saúde e bem estar físico do funcionário, reduzindo os custos da ausência de um funcionário além de proporcionar a mais tranquilidade