psicologia
O presente relatório descreve as atividades referentes ao período de estágio curricular obrigatório do Curso Superior de Psicologia, oferecido pelo Centro Universitário UNA. O Estágio Básico de Políticas Públicas busca através da observação conhecer a atuação do psicólogo no campo das políticas públicas e o contexto dessa atuação.
Segundo Saadallah (2007), o psicólogo tem migrado gradativamente para o campo das políticas públicas, o que nos faz questionar como essa atuação é fundamentada. Através desse estágio e das entrevistas feitas com vários psicólogos que atuam nessa área, buscando a relação com a saúde pública, a saúde mental e o campo da assistência social, procuramos alcançar o nosso objetivo de conhecer essa atuação frente às políticas públicas na cidade de Belo Horizonte.
Quando regulamentada como profissão em 1962, a psicologia se baseava em três campos de atuação: a clínica, escolar e industrial. A clínica, em pouco tempo, como relata Ferreira Neto (2010), “estabeleceu-se como sendo a mais nobre” e ganhou maior carga horaria dentro da formação. Sendo assim, quando a Constituição Federal de 1988 foi promulgada e trouxe a oportunidade de um novo campo de atuação, as políticas públicas, o currículo de formação em psicologia ainda estava estruturado nesses campos de atuação, não correspondendo a nova demanda que crescia, a necessidade de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade que o momento exigia e ainda exige.
De acordo com Foucault (2010) na década de 1970 até os dias atuais, houve transformações onde os profissionais se preparam para esta nova demanda voltada para as políticas públicas, em prol de um melhor atendimento para os usuários.
A necessidade de uma atuação de qualidade para atender aos usuários de políticas públicas deve ser pensado por não se tratar apenas de um processo de reinserção social, sendo que é uma tarefa complicada, não se tratando apenas do usuário, mas também, envolvendo a família, a sociedade e outros