Níveis de Organização em Ecologia
População: organismos da mesma espécie que povoa um mesmo território.
Comunidade ou Biocenose: é um conjunto formado por populações de espécies distintas que compartilham o mesmo território.
Ecossistema
Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemaspodem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia.
O ecossistema é constituído por organismos e pelo meio ambiente em que vivem, é onde ocorre a relação dos seres entre si e com o meio.
Como já vimos, podemos encontrar dois componentes dentro do ecossistema: biocenose ebiótopo.
A biocenose, também conhecida como comunidade biótica é o fator vivo do ecossistema. Conjunto de todos os seres vivos que interagem em uma certa região.
O biotópo ou abiótico é o fator físico do ecossistema, ou seja, que caracteriza o meio, onde os organismos vivos se desenvolvem. Conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água.
Biosfera
Agrupamento dos ecossistemas da Terra.
Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.
Átomos e moléculas
Os átomos forma toda a matéria que existe. Eles se unem por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas como proteínas, que possuem de centenas a milhares de átomos. Como já vimos, a matéria viva é formada principalmente pela união dos átomos (C) Carbono, (H) Hidrogênio, (O) Oxigênio e (N) Nitrogênio.
Organelas e Células
As organelas são estruturas presentes no interior das células, que desempenham funções específicas. São formadas a partir