Segurança do trabalho
O dimensionamento do SESMT é uma atividade muito fácil para muitos. Só que algumas pessoas, principalmente prevencionistas recém formados sempre tem alguma dificuldade nesse dimensionamento.
Veja o que é SESMT e para que serve?
Para os que têm dificuldade essa postagem ajudará muito.
O texto da NR 4 no que se refere ao dimensionamento do SESMT diz: item 4.2. O dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho vincula-se à gradação do risco da, atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros I e II anexos, observadas as exceções previstas nesta NR. (104.002-2 / I1)
Trocando em miúdos a NR quis dizer que o dimensionamento do SESMT é feito com base no grau de risco da atividade (que consta no Quadro I) e número total de empregados (Quadro II).
Para fazer isso é necessário ir até o Quadro I descobrir qual grau de risco da empresa. E depois disso no Quadro II (Dimensionamento do SESMT) veremos o grau de risco da atividade. Fazendo um cruzamento entre grau de risco e quantidade de funcionários se chega ao resultado.
Vamos dimensionar juntos?
Vamos dimensionar o SESMT para uma empresa de fabricação de sorvetes com 150 funcionários. Vamos ver quais profissionais do SESMT são necessários para ela?
Para dimensionar o SESMT é necessário ter os seguintes dados:
- Atividade de atuação da empresa (ramo de atividade);
- Quantidade de funcionários;
- Grau de Risco;
No nosso caso já temos:
- Atividade de atuação da empresa (ramo de atividade)?
Fabricação de sorvetes.
- Quantidade de funcionários?
150
- Grau de Risco?
????? ainda não sabemos, vamos buscar na NR 4.
Como já mostrado a cima teremos que ir primeiro ao Quadro I (Classificação de Atividades Econômicas).
Lembrando que nesse Quadro só precisamos buscar o grau de risco, certo!
Abaixo em destaque está a atividade no qual somos