Segurança do trabalho em refinaria
Meu assunto de DDS trata-se de ;Incidentes, conhecidos por diversos autores como um “quase acidente”.
Vejamos agora essa questão de importância dada aos incidentes. Pense bem, você sabe qual é o assunto mais assistido por profissionais da área de segurança do trabalho,se é acidente do trabalho ou incidente do trabalho?Claro que a resposta são os acidentes do trabalho,pois podem provocar lesões sérias ao empregado e conseqüências como, incapacidades temporárias e permanentes para o trabalho e até mesmo a morte do trabalhador.Já os incidentes não provocam lesões e se provocam não são tão graves como as do acidentes do trabalho,ou seja nada ao ponto de se chegar a uma investigação de acidente,como acontece com os acidentes do trabalho.
Analisemos então se os incidentes são ou não algo que devemos nos preocupar.
Digamos que você caminhe no seu local de trabalho e antes que você dê o passo seguinte uma lâmpada cai bem na sua frente e rapidamente você se desvia e vê os estilhaços da lâmpada por todo lado,mas logo você se refaz do susto e ainda diz;ufa foi por pouco! Isso é considerado um acidente mas como não foi acompanhado de uma lesão chamamos de incidente ou” quase acidente”.
Daí eu te pergunto,você sabe o que geralmente faz com que um “quase acidente” não se torne um acidente com ferimentos?
Geralmente é um fração de segundo ou de espaço.Pense bem.Menos de um segundo ou um centímetro separou a sua cabeça ou o seu pé da lâmpada.Esta diferença foi apenas uma questão de sorte?Nem sempre.Um colega seu passa pelo mesmo lugar e a lâmpada cai em sua cabeça provocado uma grave lesão.Iremos analisar os casos,vai ver que nesse dia você estava mais atento ao trabalho,mais alerta e cuidadoso e seus reflexos estava mais aguçados, já o seu amigo estava pensando no problema que teve em casa com sua esposa ou em um outro problema pessoal,se