gas natural
Com o nome de Companhia de Petróleo da Amazônia, a refinaria foi instalada às margens do Rio Negro, em Manaus, pelo empresário Isaac Benaion Sabbá e iniciou suas operações em 6 de setembro de 1956 - quando toda a região ainda sentia os efeitos da decadência da borracha. A inauguração oficial ocorreu em 3 de janeiro de 1957, com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Já então, suas três unidades (Destilação Atmosférica, Destilação a Vácuo e Craqueamento Catalítico, esta a primeira da América Latina) permitiam um refino de cinco mil barris por dia.
Em 1971, a Petrobras assumiu o controle acionário da companhia, que passou a se chamar Refinaria de Manaus (Reman). Em homenagem ao pioneirismo de seu fundador, em 1997 a Petrobras rebatizou-a como Refinaria Isaac Sabbá - UN-Reman.
Localização: Manaus - AM.
Área: 9,8 km2
Contribuição em impostos: R$ 500 milhões/ano (ICMS)
Principais produtos: GLP, nafta petroquímica, gasolina, querosene de aviação, óleo diesel, óleos combustíveis, óleo leve para turbina elétrica, óleo para geração de energia, asfalto.
Capacidade instalada: 46 mil barris/dia. Mercado
A REMAN abastece os Estados de Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e parte do Pará, ocorrendo exportações de modo esporádico para a Colômbia, Peru e Bolívia.
Petrobras anuncia início das obras de modernização da Refinaria Reman
A Petrobras (PETR3,PETR4) divulgou através de comunicado no dia 06/10/2010 que começaram as obras do projeto de modernização da Refinaria Isaac Sabbá (Reman). O projeto tem previsão de conclusão até 2013, totalizando investimentos da ordem de R$ 1,4 bilhão.
Qualidade do combustível
De acordo com a estatal, após a conclusão da modernização, a Remam passará a oferecer combustíveis de melhor qualidade no que concerne à concentração de enxofre presente na gasolina e no diesel.
Dessa forma, a companhia poderá atender às novas exigências da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e