Principios da auditoria externa
A auditoria externa ou independente vem evoluindo nos últimos anos, fazendo com que muitos profissionais da área contábil busquem conhecimentos e habilidades específicas para atuar nesta área. A auditoria, em especial a auditoria externa ou independente é um instrumento de controle administrativo, onde se destaca como um ponto de convergência de todos os efeitos, fatos e informações originadas dos diversos segmentos da empresa, a execução de uma auditoria, não se isola somente ao controle da contabilidade, mas se estende aos diversos segmentos de uma empresa onde surgem cuidados especiais ou análises de resultados ou ainda fatores que venham trazer confiabilidade ou benefícios a empresa. Attie (2000) expressa um exemplo de auditoria na empresa "Em uma auditoria que tenha por objetivo expressar uma opinião sobre as demonstrações financeiras, o trabalho do auditor converge, portanto, a todos os segmentos da empresa que possam influir e gerar dados para as demonstrações financeiras em exame". Este artigo visa em fornecer uma visão teórica de conceitos da auditoria externa, retratando especialmente a auditoria externa ou independente, influenciando e motivando ao leitor a estar buscando esta profissão que vem crescendo constantemente em nosso país, principalmente em épocas de tantos escândalos políticos e fraudes contra a tributação do Brasil.
2. Conceitos e Definições
No principio a auditoria limitou-se somente as verificações dos registros e informações contábeis, visando observar se eles eram exatos. Segundo Sá (2002) "A forma primária, portanto, confrontava a escrita com as provas do fato e as correspondentes relações de registro".
A auditoria procede-se de uma critica e sistemática observação do controle interno da Contadoria e dos documentos em geral que circulam em uma empresa, isto porque existem, mesmo, até fatos de natureza extra patrimonial que são objetos de observação do auditor para que possa fundamentar as suas conclusões. Sá