Segurança do trabalho em refinarias
A história do petróleo inicia-se a meio do século XIX, com o invento da primeira perfuradora de rochas em 1849. Dois anos mais tarde é criada a primeira companhia petrolífera, a Pennsylvania Rock Oil, e ainda na década de 50 é descoberto o método de destilação do petróleo em gasolina e outros derivados e é realizada a primeira perfuração de petróleo em níveis comerciais.
Dez anos passaram e o petróleo foi pela primeira vez exportado para a Europa, para Londres, assistindo-se ao aparecimento do primeiro petroleiro e do primeiro pipeline. A primeira combustão a gasolina só foi no entanto, descoberta em 1870, e a primeira bomba de gasolina inventada quinze anos mais tarde. Os períodos mais quentes na história do petróleo estão intimamente ligados à criação do Estado de Israel e aos atritos entre o Mundo Ocidental e o Mundo Árabe. O petróleo afirmou-se não só como uma fonte de energia essencial para o mundo, mas também como uma forte arma geo-estratégica.
Produtos derivados do petróleo bruto
O petróleo bruto contém centenas de diferentes tipos de hidrocarbonetos misturados e, para separá-los, é necessário refinar o petróleo
As cadeias de ¬hidrocarbonetos de diferentes tamanhos têm pontos de ebulição que vão aumentando progressivamente, o que possibilita separá-las através do processo de destilação. É isso o que acontece em uma refinaria de petróleo. Na etapa inicial do refino, o petróleo bruto é aquecido e as diferentes cadeias são separadas de acordo com suas temperaturas de evaporação. Cada comprimento de cadeia diferente tem uma propriedade diferente que a torna útil de uma maneira específica.
Para entender a diversidade contida no petróleo bruto e o motivo pelo qual o seu refino é tão importante, veja uma lista de produtos que obtemos a partir do petróleo bruto:
• gás de petróleo: usado para aquecer, cozinhar, fabricar plásticos
• alcanos com cadeias curtas (de 1 a 4 átomos de carbono)
• normalmente conhecidos pelos nomes